história do racismo e do escravismo
702 palavras
3 páginas
O racismo surge nos séculos XVI e XVII, sobretudo neste último. Os europeus praticavam a escravidão e há alguns séculos escravizavam pessoas na África e no Novo Mundo. A história do racismo no mundo ocidental é amplamente associada à escravidão como a forma primitiva do colonialismo. E é nesse contexto que algo chamado raça é criado o que significa essencialmente que certos povos definidos como não europeus são dominados e governados por europeus. Para as pessoas nos EUA, a raça era um fato da vida, e creio que o racismo é algo que surge como interação necessária. Uma mulher custava o preço de dois homens, a tarde ela trabalhava nas plantações, à noite elas voltavam a trabalhar para gerar os filhos dos patrões. Por isso, que se tinha que pagar o dobro por apenas uma mulher. Os escravos eram vistos como pessoas sem raízes, pessoas sem terra, alienadas do seu país. Ou seja, não tinham direitos de nascimento. E eram considerados como pessoas que tinham sido arrancadas de outra sociedade sem serem socializadas na nova. Então, por assim dizer, estavam socialmente mortos. Eram vistos como pessoas sem honra, o que é uma condição degradante. Gênesis, capítulo 9, versículo II, era interpretado pelos cristãos como a autorização divina para traficar escravos e possuir as plantações. Os africanos eram produtos de comércio, para serem adquiridos, vendidos, arrendados e herdados. Os grupos britânicos tornaram-se racistas porque usavam escravos para obter grande lucro nas Américas, e criaram um conjunto de atitudes em relação aos negros para justificar o que faziam.
Darwinismo social é a forma como é conhecida, atualmente, a tentativa de se aplicar o darwinismo para sociedades humanas.
A teoria de Charles Darwin foi uma construção de pensamento que explica a diversidade de espécies de seres vivos através da evolução e da seleção natural. No entanto, algumas pessoas acreditavam (especialmente no século XIX) que a sociedade humana também ocorreria nesses moldes. Entre 1915 e