História do modal ferroviário
Aleide
Rodrigo Oliveira
José Roberto
Ulisses
Modal Ferroviário
São Paulo
2014
Sumário
Conteúdo
Introdução 3
História do modal ferroviário 4
Transporte Ferroviário no Brasil 5
CARACTERÍSTICAS DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGA NO BRASIL: 6
Vantagens 7
Desvantagens 8
Por que o Brasil adotou a utilização das Rodovias ao invés de ferrovias? 8
Crescimento desorganizado: 8
Comparativo Brasil X EUA 9
Conclusão 11
Introdução
O transporte ferroviário brasileiro atravessa um período de revitalização em sua participação entre os outros modais utilizados no país.
No início do século, a existência das ferrovias era de extrema importância para o escoamento das mercadorias, por serem elas muito volumosas e pesadas, porém ao passar dos anos o que observamos foi um total desinteresse por parte do governo, tanto nos investimentos em manutenção e tecnologias novas, como também no apoio para que as empresas viessem a utilizar esse meio de transporte.
As ferrovias possuem capacidade de carga e velocidade que se exploradas corretamente facilitariam a logística, beneficiando diretamente as empresas utilizam este modal.
História do modal ferroviário
O surgimento do transporte ferroviário esteve estritamente ligado à Revolução Industrial (século XVIII e XIX), sendo este um dos principais inventos daquela época, juntamente com a máquina de tear movida a vapor.
O meio de transporte emergiu na Europa, mais precisamente, na Inglaterra, no século XIX. Por volta do ano de 1850, nas proximidades de Londres, as locomotivas atingiam até 70 km/h, uma velocidade alta para aquele momento histórico.
As locomotivas eram movidas a vapor, o qual é gerado a partir da queima de carvão. Após o surgimento deste inovador meio de transporte, rapidamente sua tecnologia se espalhou para outros lugares do mundo.