Logistica
Modelo Rodoviário deu-se inicio com os egípcios quando tornaram o carro de guerra mais leve, com sua construção extremante refinada. A escolha de materiais era cuidadosa, e para cada parte era empregada a madeira que melhor se adequasse à função.
O encaixe das peças era perfeito, com os raios das rodas compostos de duas peças separadas que eram coladas a seguir, dessa forma conferiam uma maior elasticidade e leveza aos veículos, os quais nas vastas planícies do Egito, certamente permitiam aos combatentes alcançar grande velocidade, obtendo vantagens decisivas nos constantes confrontos.
Aproximadamente 1400 a.C. E no decorrer dos séculos esse modelo de transporte foi aperfeiçoando século a século.
Modelo Aéreo Dentre os grandes personagens da história e um dos maiores pioneiros da aviação, está o brasileiro Bartolomeu de Gusmão. Nascido em Santos/SP, no ano de 1785, mudou-se para Portugal, e fascinado pela possibilidade da locomoção aérea, conseguiu demonstrar, no ano de 1709, na presença do rei D. João V, um dispositivo que voava. Três dias mais tarde, ele conseguiu fazer voar um balão de proporções bem maiores, chamado de Passarola, que se diz ter levantado vôo da praça de armas do castelo de S. Jorge, percorrido 1 km, e ter aterrissado no Terreiro do Paço.
Gusmão foi de fato um pioneiro, pois seu dispositivo foi aos céus muitas décadas antes de qualquer outro.
Modelo Aquaviário a canoa de papiro foi um dos mais antigos artefatos de navegação utilizados pelo homem. Está presente há milênios entre os habitantes do Nilo Branco e em vários rios da África.
Até hoje em dia é