História do Microscópio
DISCIPLINA: PROCESSOS BIOLOGICOS – GENÉTICA
DOCENTE: REGINA
CURSO: ENFERMAGEM 2N TURMA: “B”
HISTÓRIA DO MICROSCOPIO E TEORIA CELULAR
MOSSORÓ – RN
SETEMBRO DE 2013
DICENTE: JOYCE FERNANDA DE OLIVEIRA ANDRADE LAURA RYCIA SOUZA DE MEDEIROS THALITA SUIANNY ALVES FERREIRA ÉLISSA DA SILVA DE SOUSA RAIANE DE OLIVEIRA DE LIMA JOAMA JÉSSICA PEREIRA HONORATO
HISTÓRIA DO MICROSCOPIO E TEORIA CELULAR
MOSSORÓ – RN
SETEMBRO DE 2013
1 INTRODUÇÃO
1. HISTORIA DO MICROSCOPIO
Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723).
Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozóides presentes no sêmen dos animais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos micróbios, como eram antigamente chamados os seres microscópicos, hoje conhecidos como microrganismos.
1.1 TIPOS DE MICROCOPIO
Microscópio Composto
Um dos microscópios mais comuns, o microscópio composto usa duas lentes para ampliar uma estrutura: a lente objetiva e a lente ocular.
Microscópio Óptico
É também um tipo comum de microscópio. Usa a luz para iluminar estruturas para o observador por meio de lentes de refração e oculares de vidro. Microscópios fluorescentes funcionam pelo mesmo princípio, mas usam um comprimento de onda diferente de luz.
Microscópio Digital
Um microscópio digital é