História da Microscopia
Campinas, 01 de Agosto de 2015
História da Microscopia
Nome: Leonardo Augusto Manarini nº22
Nome: Nilton V. Baratela de Carvalho nº32
Professora: Carolina
Turma: 1ªA
A História da Microscopia
A microscopia é um processo básico de toda a biologia moderna, sendo responsável por algumas das mais importantes descobertas relacionadas à vida, como, por exemplo, o caso da célula e de toda a sua estrutura e funcionamento
A história da microscopia começa com o fabrico das primeiras lentes óticas, através do polimento do vidro pelo florentino Salvino d’Amato, em 1285. Mas foi apenas em 1590 que Zacharias Janssen teve a idéia de combinar lentes para aumentar o tamanho dos objetos pequenos. Assim surgiu o primeiro microscópio desenvolvido, capaz de uma ampliação de cerca de 30x.
A capacidade de ampliação foi evoluindo em consequência do aperfeiçoamento das lentes. No século XVII, um físico holandês chamado Antonie Van Leeuwenhoek desenvolveu um microscópio simples mas que era capaz de realizar ampliações de até 200x, medindo apenas 6.7 centímetros, o físico fez a primeira observação de bactérias, as quais na altura deu o nome de protozoários.
Durante o século XVIII o microscópio tornou-se um objeto em moda, sendo fabricado por artífices com feitos e decorações ao gosto dos clientes. Ainda nesse século, o microscópio passou a ser usado no processo de ensino das classes nobres e ricas da sociedade.
No entanto, mal grado os sucessivos aumentos de ampliação, as imagens continuavam a ser de qualidade inferior devido às dificuldades em eliminar as aberrações cromáticas e distorções resultantes de imperfeições das lentes.
Apenas no século XIX, com o aperfeiçoamento dos sistemas de fabrico de lentes, se conseguiu atingir o limite máximo de resolução possível utilizando a luz visível. Neste século, surgiram também os primeiros microscópios binoculares, conhecidos por possuírem duas oculares. Para a melhoria das imagens obtidas com