Despotismo Esclarecido em Portugal
Os déspotas esclarecidos contribuíram para o desenvolvimento cultural de suas nações e adotaram um discurso paternalista. Exemplos de déspotas esclarecidos:
- Frederico II da Prússia
- Catarina II da Rússia
- Marquês de Pombal (ministro do rei D. José de Portugal)
- Filipe V da Espanha
- José II da Áustria
Despotismo Esclarecido em Portugal Em Portugal, o Marquês de Pombal, ministro de D. José I, fez numerosas reformas, que o colocaram entre os principais déspotas esclarecidos. A indústria cresceu: vinho, diamantes, seda e chapéus. O comércio começou a ser controlado por companhias que detinham o monopólio nas regiões coloniais. Estimulou-se a agricultura da cana e da videira. A nobreza e o clero foram perseguidos, com o objetivo de fortalecer o poder real.
Durante 27 anos - de 1750 a 1777 – em que esteve à frente do governo português, Pombal fez importantes mudanças administrativas, realizadas com o objetivo de modernizar a economia do reino. Para isso procurou racionalizar a administração pública em Portugal e controlar e explorar de forma mais eficiente as colônias. A racionalização da administração pública era uma das mais práticas sugeridas pelo iluminismo. Em relação à América portuguesa. Pombal empreendeu diversas reformas, como a extinção das últimas