História do Desenvolvimento do Homem a Partir do Trabalho
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Allan Dyego da Silva Silvestre1
Resumo
Este trabalho procura refletir sobre o desenvolvimento do homem a partir do trabalho, percebendo isso em toda sua trajetória histórica. Também mostrar através da própria história que esse sistema atual, não é algo inerente à sociedade.
Palavras-chave: sociedade, trabalho e ser social.
História do Desenvolvimento do Homem a Partir do Trabalho
“Na manufatura e no artesanato, o trabalhador utiliza a ferramenta; na fábrica, ele é um servo da máquina” Karl Marx.
A história da evolução do homem se inicia na África a centenas de milhares de anos, a partir da evolução de alguns macacos antropoides para o homem. “Estava assim dado o passo decisivo para a transformação do macaco ao homem”.
O homem consegue mudar a sua história a partir do momento em que consegue transformar a natureza para suprir a sua necessidade, ou seja, consegue ter uma relação homem natureza.
“Ao transformar a natureza, os homens também se transformam, pois adquirem sempre novos conhecimento e habilidades. Essa nova situação faz com que surjam novas possibilidades para atendê-las”.
Segundo Lukács existem três esferas ontológicas, que sãos distintos uma das outras mais que estão interligadas. Diante desse fato Lukács classifica as ontologias como sendo esfera Inorgânica, esfera Biológica e o Ser Social. A esfera inorgânica seria todo o mineral, posteriormente evoluiria, ou seja, teria um salto ontológico para a esfera biológica que seria a natureza e por último um salto ontológico para o ser social que posteriormente seria a superação da esfera inorgânica e da esfera biológica.
Exemplo de esfera inorgânica seria uma pedra, pois seria sempre pedra sem chance de evoluir, por exemplo, para uma goiabeira. Na esfera biológica, por exemplo, seria uma goiabeira que daria apenas goiabas, mais quando acabasse a sua vida voltaria para a esfera inorgânica. E por último