HISTÓRIA DO COMPUTADOR
Informática é o nome genérico do conjunto das Ciências da Informação que inclui: a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas. E a palavra Informática refere-se, também, especificamente ao processo de tratamento automático da informação por meio de máquinas eletrônicas, os computadores.
De um modo geral, pode-se pensar em computador como um equipamento capaz de armazenar e processar, lógica e matematicamente, quantidades numéricas .
Multifuncionalidade
Assim, após algumas décadas, os componentes diminuíram de tamanho e ficaram mais baratos, até que se chegou a modelos que pudessem ser colocados em cima de uma mesa ou, mesmo, carregados no bolso. E os sistemas foram adaptados até que qualquer indivíduo alfabetizado e de bom senso pudesse utilizar o equipamento.
Assim, desde a década de 60 eles tem sido usados em sistemas de controle de contas bancárias e de reservas de companhias aéreas, pois um computador manipula dados com grande velocidade, muito mais rápido do que as pessoas. Seu uso principal, portanto, é em tarefas que necessitem manipular grande quantidade de informações em pouco tempo.
Mas, durante muitos anos, os computadores foram privilégio apenas de grandes empresas, pois utilizar um deles significava dispor de um grande espaço físico, devidamente refrigerado e muitos funcionários trabalhando em tempo integral na sua manutenção.
Com o início da produção do microcomputador de uso pessoal (ou pc - personal computer), de baixo custo, esses dispositivos tornaram-se um equipamento de uso doméstico e uma ferramenta indispensável no dia a dia das pessoas.
Hoje podemos vê-los funcionando em muitos lugares: supermercados,