história de tV
Tudo começou com um homem chamado Assis Chateaubriand. No início da década de 50, ele era proprietário de jornais, revistas e emissoras de rádio, entre elas a Rádio Tupi e a Rádio Difusora em São Paulo. Com o dinheiro de suas empresas, Chateubriand comprou equipamentos nos Estados Unidos e trouxe a televisão para o Brasil, criando a TV Tupi Difusora. Artigos de jornais e revistas da época tratavam a vinda da Televisão para o Brasil com êxtase. A inauguração oficial da TV foi no dia 18 de setembro de 1950, com a transmissão do "Show na taba", na TV Tupi. Este era um programa de variedades: tinha humor, explicava o que era a televisão, tinha orquestra, musicais, esportes, etc.
Obviamente, tudo era muito rústico, precário, ao vivo e em preto e branco. Os equipamentos eram enormes, a TV tinha uma linguagem diferente e os profissionais do rádio que foram trabalhar na TV tinham, inicialmente, muita dificuldade para lidar com este novo meio, pois tudo aquilo era novo e pouquíssimas pessoas tinham um aparelho de TV, que era caríssimo na época. A programação só ficava 3 por dia no ar, sempre a partir das 20 horas. "Imagens do dia" foi o primeiro telejornal brasileiro, e foi ao em 19 de setembro de 1950.
O apresentador somente lia a notícia, que saía na imprensa escrita e no rádio. Era difícil sair do estúdio e gravar imagens externas devido ao peso e a dificuldade de se manusear os equipamentos. Rancho Alegre foi o primeiro programa humorístico da TV no Brasil.
Foi ao ar pela primeira vez em 20 de setembro de 1950.O programa era marcado por muita improvisação, cenário precário e durava, no máximo, 20 minutos. Gurilândia foi o primeiro programa infantil da TV brasileira e estreou em outubro de 1950. Dessa maneira, a programação da TV era curta e se resumia em pequenos shows musicais, humor, tele-teatro, telejornais e filmes, geralmente, curta-metragens. O tele-teatro foi muito importante, pois ajudou a TV a descobrir a sua