Historia da TV
Introdução à televisão - UFRN 2011
Profª Maria Angela Pavan
A TV NO BRASIL
A televisão no Brasil teve seu início marcado pela ação individual de um homem arrojado e bastante empreendedor: Assis Chateaubriand. Quando trouxe a televisão para o país, em 1950, ele foi motivado por uma vontade pessoal de trazer "esta maravilha" para o conhecimento dos brasileiros. Não havia condições objetivas para esta implantação, afinal o Brasil ainda tinha 70% da população vivendo no campo, não havia profissionais da área de televisão, sendo que a experiência acumulada vinha da área radiofônica.
Chatô, como era conhecido, já iniciava, nesta época, a consolidação do Museu de Arte de São Paulo, além de ser o dono de uma das maiores cadeias de comunicação do país, os Diários Associados (jornais e emissoras de rádio). O gênio impetuoso desse homem conseguiu fazer do Brasil o primeiro país da América
Latina e o quarto do mundo a implantar a televisão. Conseguiu ainda levar à falência os Diários Associados, já que a televisão consumiu quase todos os recursos em um mercado que ainda não tinha condições de absorver este empreendimento.
Vale ressaltar também que, tecnicamente, o país não tinha um parque industrial compatível com essa nova tecnologia e os aparelhos de televisão tinham que ser importados. No campo técnico específico do novo meio também não havia profissionais qualificados, todos vieram do rádio. Daí o formato televisivo tão verborrágico da televisão no início. Como disse Walter Avancini:
"A televisão no Brasil é muito mais do circo e do rádio que do cinema e do teatro. De dez anos para cá, a literatura abriu espaço e foi reciclada para essa linguagem específica da televisão.
Mas o básico realmente no nosso comportamento - e quem for mais atento vai perceber - é que a televisão atende a essas expectativas histriônicas do circo e discursivas do rádio: ela tem muito gesto e muita palavra. Acho que há um excesso nisso tudo,