A história da tv
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PAMELA FERNANDA DE PINHO LAPPE
SEMINÁRIO
Santarém-PA
2013
PAMELA FERNANDA DE PINHO LAPPE
SEMINÁRIO: A HISTÓRIA DA TELEVISÃO
Trabalho entregue à professora Rosa Luciana como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de História da Comunicação do Curso de Comunicação Social-Jornalismo e Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas do Tapajós.
Santarém-PA
2013
A história da televisão no mundo
A história da televisão deve-se a grandes matemáticos e físicos pertencentes às ciências exatas que entregaram para as ciências humanas um grande e poderoso veículo. Sua história tem ligações profundas com as pesquisas e as descobertas dos cientistas no século XIX, mas sua evolução e consolidação se dão ao longo do século XX.
Desde o início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância e foi com o invento de Alexander, em 1842, que obteve-se a transmissão telegráfica de uma imagem (Fac-smile), atualmente conhecido como fax. A invenção da televisão não foi um acontecimento isolado ou uma série única de acontecimentos. Ela é um resultado de um longo processo de pesquisas e descobertas, de novas experiências e acréscimos originais a conhecimentos adquiridos.
O termo televisão surgiu da união das palavras tele (longe, em grego) e videre (ver, em latim), criado pelo francês Constantin Perskyi, que inventou a palavra, mas não se sabe quem foi o inventor da TV, o eletrodoméstico mais popular na atualidade.
Em março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha, e em novembro na França, sendo a Torre Eiffel o posto emissor. No ano de 1936, Londres utiliza imagens com definição de 405 linhas e inaugura-se a estação regular da BBC. No ano seguinte, três câmeras eletrônicas transmitem a cerimônia da Coroação de Jorge VI, com cerca de 50.000 telespectadores.
Iniciam-se no ano de 1939, as transmissões nos