História de tefé am
"Nos primórdios de sua história, Tefé era habitada basicamente por índios, com destaque para as tribos dos Tupebas ou Tapibas, da qual se originaria o nome Tefé. Esses povos viviam em liberdade e em harmonia com a natureza, mas, esta tranqüilidade não duraria para sempre.
As expedições de Cristóvão Colombo em 1492 e Pedro Alvarez Cabral em 1500, foram fatores de mudança total no cotidiano dos povos indígenas, e marcou a chegada dos espanhóis e portugueses no continente, e na região que seria o Amazonas. O espanhol Francisco Orellana veio para nossa Terra para desbravar o Amazonas e iniciou sua expedição em 1539, foi quando atacado por índias guerreiras e que lembravam as famosas amazonas da mitologia grega batizou nosso rio como Amazonas. Alguns anos mais tarde Pedro Ursua faria o mesmo trajeto.
Estas expedições marcaram um período de conflito entre portugueses e espanhóis, pois, disputavam o domínio das terras que haviam conquistado. Estes embates só viriam a cessar temporariamente com a assinatura do Tratado de Tordesilhas, este tratado dividia o Brasil ao meio, uma parte de Portugal e outra da Espanha. O Amazonas e Tefé fariam parte do lado espanhol.
Padre Samuel Fritz
A serviço da Espanha foi enviado o Padre Samuel Fritz para o Amazonas, aqui ele fundou as primeiras missões instituídas pelos Jesuítas de Evangelização, estes também prestavam serviços sociais à comunidade indígena.
Os portugueses vindos do Grão-Pará, cobiçando o Amazonas e desrespeitando o Tratado de Tordesilhas, subiram o Rio Solimões a fim de conquistar e tomar as terras dos espanhóis, chegando aqui se travou uma violenta batalha com os espanhóis.
Em 1708 o governador do Grão-Pará enviou tropas sob o comando do Capitão Correia de Oliveira para expulsar os espanhóis.
O Padre Sana, obedecendo a ordens portuguesas ordenou que Fritz e sua gente saíssem, caso contrário enfrentariam a guerra, Fritz se retirou.
Fritz foi até o Peru buscar ajuda para combater os