A fotografia e suas problemáticas
Centro de Estudos Superiores de Tefé – CEST
Licenciatura em História – 3º Período
TEXTO DISSERTATIVO: A fotografia e suas problemáticas
TEFÉ-AM 2012.
Emídio José da Silva Oliveira
TEXTO DISSERTATIVO: A fotografia e suas problemáticas
Trabalho solicitado pela Professora Cristiane para obtenção de nota parcial da AP2 da disciplina Metodologia da História.
TEFÉ-AM 2012.
A FOTOGRAFIA E SUAS PROBLEMÁTICAS
Em sua essência, a fotografia é uma fonte histórica bastante complexa, envolve uma série de fatores que dimensionam o público alvo (admirador) a diversas interpretações de acordo com critérios estabelecidos pelos mesmos.
Diépce e Daguerre são exemplos de escritores que argumentaram sobre a fotografia, evidentemente de acordo com os critérios e ideologias obtidos pelos mesmos. Enquanto o primeiro preocupava-se com os meios técnicos de fixar a imagem num suporte concreto, o segundo desejava obter o controle que, a ilusão da imagem poderia oferecer em termos de entretenimento, consequentemente a imagem fotográfica passou a ter um duplo sentido da realidade, num espelho, cuja magia estava em perenizar a imagem que refletia.
A tradição oral, os diários íntimos, a iconografia e a literatura apresentaram-se como fontes históricas, mas que demandavam do historiador uma habilidade de interpretação com a qual não estava habituado.
Portanto, o uso da fotografia para construção do saber histórico é relevante, pois ela está imbuída de historicidade, suscetível a problemática filosófica, lingüística, estética e mitológica. Ao longo de sua evolução técnica e diversidade de usos e funções, se torna explícito como a fotografia moldou o mundo. Hoje, cada vez mais está sendo acolhida pelos profissionais em pesquisas