AD 1 Est Gio III Completa
Aluno: Sebastião Marcos Queiroz Blanc
Matrícula n. 10216090087
2015.1
AD1
Leitura de texto:
“Fotografia e ensino de história: mediadores culturais na construção do conhecimento histórico”.
Autores: Natalia Germano Gejão e Ana Heloisa Molina
Elabore uma resenha crítica, destacando os temas principais analisados no texto.
Lembrete: Qualquer plágio resultará em nota zero.
O texto em análise aponta a fotografia como um dos instrumentos que auxiliam nas aulas de História, pois facilita o aprendizado dos alunos (principalmente os mais predispostos) por meio das cenas que são apresentadas na imagem congelada, que os ajudam a raciocinar historicamente e criticamente, dando ênfase ao aspecto social e cultural das sociedades em estudo.
Cada vez mais o uso das fotografias vem sendo valorizado no ensino da História. É possível encontrá-las praticamente em todos os livros didáticos, assim como em sala de aula, o que vem a ser um atrativo a mais para atenção dos alunos.
O uso mais frequente do recurso fotográfico se deu pela intensificação de tal técnica após a segunda metade do século XX, tendo sido introduzida como uma nova concepção de fontes históricas.
O reconhecimento do significado da fotografia é influenciado pelo modo de concepção da mesma, como exemplos, a tecnologia empregada, atuação do fotógrafo, etc.
Para que sejam usadas como auxiliar no aprendizado de História, as fotografias devem retratar fragmentos da realidade. Pela visão do fotógrafo, um momento histórico pode ser perpetuado e analisado em um contexto social, político, estético e econômico.
Estudos indicam que a utilização das diversas ilustrações em um livro de História didático não tem apenas o objetivo de torná-lo ilustrativo, transformando suas páginas mais atraentes, mas sim, ajudar a trabalhar de forma crítica, auxiliando na construção do conhecimento por parte dos alunos.
Jörn Rüsen trabalha com o conceito de consciência histórica, sendo o mesmo analisado