Acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias da administração
Com o desenvolvimento da administração e das diversas teorias apresentadas, em especial a teoria da contingência onde não há uma única melhor maneira (the best way) de se organizar, cujo saber só pode ser conhecido pela experiência e pela evidência. Torna-se então fundamental o conhecimento dos acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração. Alguns pioneiros exerceram forte contribuição no desenvolvimento da TGA.
Sócrates via a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão filósofo grego, discípulo de Sócrates, expõe a forma democrática de administração dos negócios públicos. Aristóteles discípulo de Platão versa sobre a organização do Estado. René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, no livro O Discurso do Método no qual descreve seu método filosófico denominado método cartesiano.
Entretanto a Administração como ciência emergiu após a revolução Industrial. Frederick Winslow Taylor, o fundador da Administração Cientifica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Segundo a Administração Cientifica, a eficiência é alcançada por meio da racionalização do trabalho do operário e na somatória das eficiências individuais. Para ele, a organização do trabalho deve ser estudada e tratada cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência.
O nome Administração Cientifica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração para alcançar a eficiência. Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT). Taylor estabeleceu certos princípios, a saber: O princípio do Planejamento, Preparo, Controle e Execução. Apesar de todas as críticas formuladas à