Relatorio
DNA são fitas de uma substância química orgânica denominada ácido desoxirribonucléico, que contêm os códigos para a fabricação de todas as proteínas do nosso organismo, determinando todas as características genéticas dos indivíduos, como a cor dos olhos, dos cabelos, da pele, os grupos sangüíneos a altura, etc. Essas fitas de DNA, localizadas no núcleo das células, se esticadas medem cerca de 2 metros de comprimento. Portanto, para caber em uma célula, o DNA é enrolado muitas vezes e forma uma estrutura denominada cromossomo.
Cada célula do nosso organismo possui 46 cromossomos, sendo que 23 recebemos de nosso pai e 23 de nossa mãe. Nos cromossomos, além das porções que codificam proteínas, temos regiões que, até onde se sabe, não codificam nada. Nessas porções, o DNA é formado por pedaços idênticos que se repetem inúmeras vezes, ou seja, um fragmento de DNA que tem várias cópias arranjadas uma em seguida a outra.
Nessa experiência iremos trabalhar com a extração de DNA do morango, uma das razões de se trabalhar com morangos é que eles se prestam muito bem à extração, porque são muito macios e fáceis de homogeneizar. Além disso, os morangos possuem muito DNA: eles possuem oito cópias de cada conjunto de cromossomos.
Experiência realizada no dia 07 de Março de 2012.
OBJETIVO * Visualizar macroscopicamente o aspecto do material hereditário. * Simular uma técnica simples de extração de DNA empregados em laboratórios bioquímicos.
MATERIAIS
* 5 morangos * Quatro béqueres * Placa aquecedora * Água filtrada * Sal de cozinha * Detergente para louças * Álcool etílico a 95% , gelado a cerca de – 10°C * Peneira * Gelo Moído
PROCEDIMENTOS
1. Retire as folhas e os cabos de 6 a 8 morangos. Coloque no almofariz e amassa com o pistilo.
2. Adicione duas colheres de chá de detergente, uma pitada de sal e um pouco de água morna aos morangos amassados no recipiente. Amasse mais e misture tudo muito bem.