Teorias da administração
Polo: Barretos /SP
Curso: Administração – 1º semestre
Disciplina: Teorias da Administração
Atividades de Práticas Supervisionadas (ATPS) postadas para avaliação da disciplina: Teorias da Administração sob orientação do Tutor à Distância: Daniel Garcia
BARRETOS-SP
SETEMBRO / 2013
Etapa 1.
*Administração como habilidade humana.
Desde que o homem começou a viver em grupos é possível observar indícios das práticas da Administração, pois, para manter a espécie era feita a divisão de tarefas. Com a evolução do homem surgem também necessidades e ambições, onde cada integrante do grupo realiza tarefas com o mesmo objetivo.
A habilidade de administrar humana vem sendo adquirida e aperfeiçoada desde muitos séculos atrás, está habilidade pode ser nata ou adquirida.
O filosofo Sócrates (470-399 a.C) define a administração como habilidade pessoal.
Segundo Lacombe (2003), habilidade é a capacidade que o ser humano tem de transformar os conhecimentos adquiridos em produtos ou serviços com o desempenho esperado, a partir do ensinamento praticado.
*Acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias da administração.
A revolução Industrial é um marco, é onde podemos dizer que se inicia a necessidade de uma Administração com novos métodos que sejam eficientes. Com a Revolução Industrial nascem os problemas de gerenciamento, onde as soluções são no improviso, gerando erros em cima de erros, os acidentes de trabalhos, surgem novas classes sociais, cada vez mais os empregados eram mantidos a distancia dos dirigentes, onde os mesmos seguiam com decisões focadas nas organizações que conheciam “Militares e Eclesiásticas”. “José Carlos Faria em seu livro Administração Teorias e Aplicações”, relaciona os acontecimentos que ocasionaram o surgimento das teorias da administração que:
.em 1776, James Watt inventa a máquina a vapor, e