Ideologia na TV
Umas das principais ideologias que a tv impõe na sociedade ou se não a maior, é as propagandas de bebidas alcoólicas:
Num país como o nosso na qual recebemos um trágico legado do alcoolismo desde o Romantismo, quando os poetas morriam tuberculosos em plena boemia, tem-se ainda atualmente um forte agente convidativo: A TELEVISÃO. Hoje, passa-se mais propagandas de bebida alcoolica na TV, do que de medicamentos, refrigerantes, ou até mesmo de automóveis. E o Pior: a bebida alcoólica é idealizada como solucionária, algo satisfatório à uma pessoa de baixa auto-estima, infeliz, não realizada. Mostra no decorrer de uma propaganda, atores felizes, realizados, e só no final, mostram quase que ironicamente, aquela frase minúscula, quase imperceptível: BEBA COM MODERAÇÃO'', tornado isso apenas um fundo, algo secundário à versão que induz a felicidade do telespectador.Mas a realidade é outra: O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo.
Além do mais, ela também possui um papel preponderante apelativo por ser acessível a todas as classes sociais. Ela incita os jovens mas não aletam-os dos perigos. O que de fato pode reduzir o número de jovens alcoólatras, seria a atuação dos pais apontando tais perigos, uma vez que não é feito pela própria autora. Pelo contrário, ela mostra apenas os pontos positivos - como se existissem -, e deixa de lado os aspectos negativos -que é a realidade de extrema importância. Sem a atuação a atuação dos pais, muitos jovens passam a acreditar em uma mentira, algo irreal, e começam a beber fora de ''via-regra''. Dá-se assim, um futuro alcoólatra.
Esse é apenas um exemplo de muitos da ideologia na tv, que te impõe coisas que você não precisa e dá a idéia que precisa sim. Isso em um todo do consumismo, tentando manipula as pessoas que aquilo é o melhor pra elas, porquê aliás né, isso que sustenta os canais de tv, principalmente a com sinal aberto.