Maraã-AM
Origem do nome da cidade:
O nome Maraã, vem do Tupi Guarani: Mara = Espinhos, aã= porto- Porto de espinhos ou Porto de difícil acesso.
A denominação “Maraã” provém do igarapé de mesmo nome, cuja foz, no Japurá, está situada a sede do município.
Juarez Barbosa de Lima, cuja história de vida confunde-se com a do Município, contava a seguinte história: “uma tribo de indígenas vinda do rio Negro para o rio Japurá, cortanto a pé a mata virgem, portanto, num determinado local teve um de seus membros mordido por algum animal que não veio a ser identificado, mas a marca deixada no filho do cacique era semelhante à mordida de uma rã. Quando chegaram ao seu destino, a bela ponta de terra entre o lago de Maraã (ainda, então, sem nome) e o rio Japurá, pararam para descansar e alimentar-se. Gostaram tanto do local que resolveram batizá-lo. Foi então que algum deles teve a idéia, após pensar na rã que mordera o companheiro de viagem e ver a imensidão de água nos arredores, propôs chamá-lo de “Mar” a “Rã”, ou “Mar da Rã”, daí para o atual Maraã foi um passo insignificante. Aceita a proposta pelos demais, estava batizado o local com o nome de Maraã”.
Data e lei de criação, desmembração de Tefé, instalação provisória e definitiva:
Em 01.12.1938, pela Decreto-Lei nº 176, o distrito de Maraã foi criado integrando o município de Tefé, de cujo distrito sede foi desmembrado.
Em 19.12.1955, pela Lei estadual nº 96, o distrito de Maraã é desmembrado de Tefé, dando origem a dois novos municípios: Japurá e Maraã.
Em 07.05.1956, o município foi instalado provisoriamente na localidade denominada Jacitara.
Instalou-se em definitivo a sede do município de Maraã no dia 25 de março de 1969, sob a administração do Sr. Benedito Gonçalves Ramos, prefeito municipal da época.
Informações gerais segundo o IBGE:
População estimada 2014 __________________________
18.367
População 2010__________________________________
17.528
Área da unidade territorial (km²)