História de lutero
REFLEQUISÃO DO FILME: LUTERO
Lutero, um monge agostiniano, que adotava a teoria de Santo Agostinho (idade antiga), sobre a graça, Agostinho foi importante bispo, teólogo e filosófico, reconhecido pelos católicos, como Doutor da igreja católica, pois a filosofia de Santo Agostinho está condicionada a fé religiosa e especialmente a ética cristã.
No filme Lutero retrata a sua biografia, considerado o grande inspirador da reforma protestante que ocorreu no século XVI na idade média. A reforma protestante teve implicações econômicas, politicas e sociais, na mediada em que refletiu as lutas de classes nobreza, burguesa, artesãos e camponeses, no inicio da idade média. A reforma protestante, movimento predominantemente de transformação religiosa, iniciada fora da igreja e em oposição a ela.
Martinho Lutero era doutor em teologia, e em sua viagem a Roma se indignou, com o comportamento tradicionalista da igreja católica e a exclusão social dos menos favorecidos, Lutero fez diversas críticas a santa igreja católica, principalmente pela venda de indulgências, pois a igreja perdoavam o pecado daqueles que pagassem uma certa quantia por sua salvação, que era pratica antiga da igreja.
A igreja católica na idade média vinha apresentando alguns erros e sintomas de corrupção entre os seus membros, esses erros eram as vendas dos cargos eclesiásticos que pertence ao clero, cargos superiores na igreja, que eram grande fonte de renda para os seus possuidores que exploravam a fé do povo.
Outra influencia que tivemos na idade média foi o filosofo Tomás De Aquino, que criou a filosofia da escolástica, que procurava conciliar a fé com a razão, intelectualizando ainda mais a doutrina religiosa. Ele buscou utilizar a filosofia clássica, para compreender a revelação religiosa do cristianismo.
Para Lutero, os papas não ensinavam o que era certo pela bíblia, eles enganavam a sociedade para poder conseguir mais poder e riquezas se fortalecendo sempre, e Lutero,