História das religioes
1.1 Introdução – Formação de Israel
Segundo (DAMIÃO, Valdemir. Historia das Religiões) a República do Oriente Médio fundada em 1948 situada na costa oriental do Mar Mediterrâneo. Tendo como capital Jerusalém, não sendo reconhecida pela comunidade Internacional, tendo a maior parte das embaixadas estrangeiras em Tel Aviv, que juntamente com Haifa são as principais cidades do País.
1.2 Localização Geográfica de Israel
Limita-se ao norte com o Líbano, ao nordeste com a Síria, ao leste com a Jordânia e ao sudoeste com o Egito. O rio mais importante é o rio Jordão junto com o lago Tibériades ou mar da Galiléia.
1.3 População
Cerca de 85% da população ou seja pouco mais de 6 milhões de habitantes é de Judeus, tendo como metade da população os chamados “Sabras”(nascidos no próprio país), cujos antecedentes vieram de mais de 100 países diferentes, falando mais de 85 línguas e dialetos.
Tendo como os seguintes grupos como os mais importantes:
a) Asquenazitas: é um dos dois grandes grupos judaicos baseados em sua origem geográfica e suas tradições culturais. O termo Asqunazitas refere-se as comunidades do norte, centro e leste da Europa, e seus descendentes.
b) Sefradins ou Sefarditas: é outro grupo judaico das comunidades judaicas medievais da Península Ibérica e do Norte da África. Destacaram-se por seus feitos intelectuais, por sua tradicional língua vernácula- castelhana (ladino) e por sua fidelidade á tradição babilônica da pratica ritual.
1.4 Economia
Destaca-se a Agricultura que cobre pelo menos ¾ das necessidades alimentícias da população, onde o excedente é exportado para outros países, como cítricos e ovos. Sendo as comunidades divididas em Kibutz – comunidades coletivas, Moshav – os povos cooperativos e a Moshava – comunidades de pequenos proprietários.
1.5 Israel, nome – Origem e significado
Israel é antropônimo he6braico e significa “isra”- venceu ou lutou com DEUS (El).
Segundo Bíblia no livro de Genesis 32.