História Caderno do aluno
Caderno do Aluno
História – 1a série – Volume 3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
A CIVILIZAÇÃO ROMANA E AS MIGRAÇÕES BÁRBARAS
Páginas 3 - 7
1. Os três termos compreendidos nessa reflexão elaborada pelos alunos deverão considerar o conteúdo já trabalhado por você em sala de aula. É importante observar, ao se tratar do tema império e imperialismo, que, além de uma forma de governo monárquica, que envolve numerosos territórios e povos, e a caracterização de sua prática, contemporaneamente os conceitos passaram a ter uma nova significação, ligada à ideia de poder econômico e sua exploração. Um fato é comumente negligenciado a esse respeito – o domínio militar e econômico não implica subjugação da cultura e ausência de resistências, como se uma cultura ativa submetesse outra, a passiva, dominada. Em relação às migrações bárbaras, às quais historicamente se atribuiu a queda do Império Romano, você pode criticar a tradicional ideia de que a história da humanidade se desenvolveu em etapas sucessivas de ascensão e queda, progresso e decadência dos impérios. Esta abordagem é mais uma oportunidade para oferecer aos alunos uma reflexão em torno da história como um processo dinâmico – um conhecimento em que começo, fim, ascensão e queda devem ser sempre problematizados.
2. O termo imperialismo tem sido comumente utilizado para se referir às experiências expansionistas gregas e romanas, contudo é necessário observar alguns cuidados quando da sua utilização. O imperialismo moderno é muito caracterizado por aspectos político-militares fundado em bases de caráter econômico. Mas, ainda que tais aspectos também constituam o “imperialismo antigo”, eles não o definem.
Práticas como o colonialismo, a busca de mercados, de matérias-primas etc. não podem ser diretamente associadas à experiência de gregos e romanos, mas podem ser vistas nas usanças/nas tradições políticas de países como Portugal, Inglaterra e
França.
3. Essas grandes