História das mulheres e das relações de gênero
DAS RELAÇÕES DE GÊNERO: campo historiográfico, trajetórias e perspectivas Maria Izilda Santos de Matos* Resumo
Este escrito tem como desafio sistematizar em um breve apanhado a trajetória da formação do campo historiográfico intitulado História das mulheres e das relações de gênero. Trata-se de uma tarefa árdua frente à expansão destes estudos e a sua extensão por todo o país, logo seria impossível um levantamento que se quisesse completo.
Propõem-se uma sinopse de tendências e algumas reflexões sobre questões que parecem ser fundamentais para o debate e para a instauração de novos desafios e perspectivas.
Palavras Chave: História das Mulheres; Relações de Gênero; Historiografia
HISTORY OF WOMEN AND GENDER RELATIONSHIPS: historiographical field, trajectories and perspectives
Abstract
This writing has a challenge to systematize in a brief overview the trajectory of historiographical field titled History of women and gender relationships. It is an arduous task facing the expansion of these studies and their extent across the country. In this way, would be impossible
* A autora é graduada e doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP).
Realizou seu pós-doutorado na Université Lumiere em Lyon na França. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, colaboradora da Universidade Estadual do Ceará e pesquisadora 1 do CNPq. Em 1994 recebeu o prêmio SESI-CNI de Teses Universitárias, com o trabalho ‘Trama e Poder, em que estuda as indústrias paulistas, entre 1890-1934’. É autora de vários livros e artigos na área da História e das Relações de Gênero.
Mandrágora, v.19. n. 19, 2013, p. 5-15
DOI: http://dx.doi.org/10.15603/2176-0985/mandragora.v19n19p5-15
5
a complete survey about this theme. We propose a synopsis of trends and some reflections on issues that seem to be fundamental to the debate and for the establishment of new challenges and