Desenvolvimento e Sustentabilidade
Conceitos de desenvolvimento, desenvolvimento sustentável, complexidade, interdisciplinaridade
O termo desenvolvimento tem vários significados. Em primeiro lugar, o termo pode ser entendido como o processo de evolução, crescimento e mudança de um objeto, pessoa ou situação específica em determinadas condições. O desenvolvimento é a condição de evolução que sempre tem uma conotação positiva já que implica num crescimento ou passo para etapas ou estágios superiores. A noção de desenvolvimento então pode servir para fazer referência tanto a coisas, pessoas, situações ou fenômenos de variados tipos.
Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.
Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.
O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
Segundo Ignacy Sachs, o desenvolvimento sustentável deve refletir “os direitos humanos, políticos, sociais, econômicos e culturais, incluindo-se aí o direito coletivo ao meio ambiente” que foram consagrados pela humanidade como norteadores de um futuro melhor.
Por fim, pode-se dizer que não existe um consenso sobre sobre a definição de desenvolvimento, mas sabe-se que há necessidade dessa complexidade de fatores. De acordo com Edgard Morin, existe uma necessidade não apenas de interdisciplinaridade, como matérias autônomas que interagem e colaboram entre si, na troca de dados e na justaposição de elementos, além de uma