História da África
O exercício proposto nesta AD 2 de História da África propôe a observação de quatro imagens e, após tal análise, que fosse produzido um pequeno texto relacionando as referidas imagens com o conteúdo das aulas sobre colonialismo (aulas 9 e 10). Vamos aos trabalhos!
Primeira figura:
Nesta imagem, podemos sintetizar a ideia do colonialismo europeu em terras africanas, que teve seu início junto com a expansão marítima, quando os europeus tentavam fazer o contorno na costa africana para chegarem nas Índias. As áreas da costa africana, então, foram conquistadas e o comércio europeu em tal região começou a se estender. É importante salientar que a figura em questão é a capa de um livro de 1939, época em que ainda existiam colônias européias no continente africano. Embora a escravidão já tivesse sido abolida há décadas, é notório como ainda o povo africano ainda era visto como algo exótico, primitivo, sendo que a fotografia da mulher trabalhando em uma colheita remetia ao trabalho compulsório ao qual tal povo foi submetido.
Segunda imagem:
No início do século XIX, em decorrência da expansão do capitalismo industrial, aconteceu algo como uma “nova” colonização, devido aos interesses econômicos em tal região, quando os países europeus ocuparam quase que a totalidade do continente, sendo criadas várias novas colônias. Ocorreu também o aparecimento de novas potências para concorrerem com aquelas que já haviam colonizado a região (Portugal, França, Inglaterra, etc) , como a Alemanha, a Bélgica e a Itália. Com a intensificação da competição entre as metrópoles pelo domínio dos territórios africanos, tais países se viram obrigados a instituir normas de ocupação para que as potências européias negociassem a divisão do continente africano.
Terceira imagem:
Nestas duas imagens, podemos observar que havia uma diferença gritante entre a divisão do continente africano em questão das diversas etnias em relação à divisão política do