roteiros
Júlio Pessoa
ALUNO(A):
RA:
TURNO:
Manhã
CAMPUS:
Liberdade
1) Observe a figura a seguir. É um, um trocadilho com o nome da atriz Glenn Close (perto, próximo) com o inverso Far (distante, longínquo). Ao pontuar a brincadeira, o autor usa o rosto da atriz como definidor do que é perto (Close) ou distante (Far) já que os quadros são, a rigor, do mesmo tamanho (5,5 cm X 8,5 cm).
No primeiro quadro, Glenn Close, o enquadramento é PP – Primeiro Plano, na nomenclatura do cinema clássico e Medium Close Up (MCU) na do vídeo. No segundo, Glenn Far, o enquadramento é PM>PC - Plano Médio tendendo a Plano de Conjunto na nomenclatura clássica e Long Shot (LS) na do vídeo.
Discorra sobre os recursos narrativos, dramáticos e descritivos que cada um possibilita. Explique porque se adequam mais a tais usos. (6 pontos)
2) A obra abaixo chama-se Abaporu. Criada por Tarsila do Amaral é a mais conhecida pintura do Movimento Modernista brasileiro. Pesquise sobre ela. Crie uma sinopse para um VT de 30’ inspirando-se nela para o lançamento do i-Phone 5S no Brasil. Pense no público alvo e nas características intrínsecas do produto. Você pode se inspirar (plagiar não, é crime) em VTs já feitos para o produto que estão circulando mundo afora.
Pense nas singularidades das mídias. Suas convergências e divergências. Escreva 3 roteiros no formato de 2 colunas e explique porque eles se adéquam mais a tal suporte exibidor, para:
a) Tela do Cine Brasil, 13m X 7m. (8 pontos)
b) Televisão aberta. (8 pontos)
c) Celular. (8 pontos)