Topografia
Topografia I – 2º bimestre – Prof. Celso
ALTIMETRIA
1) Introdução
Altimetria é a parte da Topografia que tem por objeto determinar as diferenças de nível existentes entre dois ou mais pontos da superfície terrestre. Para a determinação dessas diferenças de nível adota-se um plano horizontal de referência.
Segundo a NBR 13133 – Execução de levantamento topográfico, define-se apoio topográfico altimétrico como o conjunto de pontos, materializados no terreno, com suas alturas referidas a uma superfície de nível arbitrária (cotas) ou ao nível médio do mar (altitudes), que serve de suporte altimétrico ao levantamento topográfico.
Ainda segundo essa norma, Levantamento topográfico altimétrico (ou nivelamento) é levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência, dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando à representação altimétrica da superfície levantada.
2) Plano horizontal de referência verdadeiro
O plano de referência convencionado pelas autoridades de diversos países é o nível médio dos mares através dos continentes.
h
Oceano
Nível médio dos mares
h: altitude
Figura 1 - PHRV
3) Plano de referência arbitrário
Para levantamentos de interesse apenas particular, geralmente adota-se um plano qualquer arbitrário, estipulando-se um determinado valor de referência próximo da altitude verdadeira. Os valores obtidos são denominados cotas.
E
D
B
C
Cota E
Cota D
A
Cota B
Cota C
PHR (arbitrário)
Cota A
Figura 2 - PHRA
1
Engenharia Civil – Unigran
Topografia I – 2º bimestre – Prof. Celso
Exercícios referentes aos itens 1 a 3:
1) Qual o objeto de estudo da altimetria? Explique.
2) O que a norma define como nivelamento?
3) Explique a diferença entre plano horizontal de referência verdadeiro e plano horizontal de referência arbitrário.