História da Psicologia
O Estruturalismo foi criado por Titchener e tratava de identificar a estrutura da consciência, primeiro identificando seus elementos, depois descobrindo como eles se agrupam e organizam e, então determinando as causas dessa organização específica dos elementos. O foco da pesquisa dos estruturalistas eram a sensação e a percepção. Titchener não acreditava que um processo mental pudesse ser usado para explicar outro mas que as explanações do fenômeno mental residiam no sistema nervoso. Assim a tarefa final da ciência seria fazer conexões entre os elementos da consciência e suas condições fisiológicas subjacentes. O método para psicologia Titchener chamou de introspeção, um “olhar para dentro.”
O Funcionalismo não teve apenas um líder, sua definição de psicologia era abrangente e usou métodos variados. Procurava entender a utilidade da consciência, foi construída sobre o estudo das diferenças individuais e seu papel na adaptação, tratava de entender como a consciência capacitava o organismo a interagir e adaptar-se ao seu meio ambiente. Os funcionalistas estudaram a sensação e percepção, o desenvolvimento infantil, a inteligência, as diferenças dos sexos, a motivação, o comportamento anormal, o comportamento animal, a personalidade e outros tópicos. Os funcionalistas dedicaram a maior parte de sua energia ao estudo da aprendizagem.
2) Por que Watson abandona o conceito de psicologia científica? Cite algumas característica de sua psicologia.
Watson sentia-se insatisfeito com o progresso da psicologia, suas reclamações eram relativas tanto a conceitos quanto a métodos. Ele estava desiludido com o foco continuado nos estados mentais, que seriam muito vagos para objeto de estudo científico, e estava especialmente perturbado com a confiança sem limites no método da introspecção. Watson era especialmente a favor do método de condicionamento clássico. Ele acreditava que os seres