História da podologia
Podologia é a disciplina que se dedica ao estudo e tratamento dos pés, do ponto de vista de sua anatomia e patologia.
Apesar de ser umas das mais antigas profissões, somente agora o podólogo vem ganhando espaço com a conscientização da importância dos pés.
Podemos afirmar que é uma profissão das mais antigas, e que recebeu no decorrer da história diversos nomes. Na época da perseguição ao Cristianismo, Cayus era soldado de Nero e calista oficial de sua esposa, Popea. No Egito há uma pirâmide que reproduz um calista tratando de um paciente. Na Roma antiga, os soldados ao voltarem das batalhas, entregavam seus pés aos quitacallos
Na França, durante o reinado de Luís XIV e Luís VX, que lançou o calçado com salto, a pedicuria começou em caráter de profissão e os profissionais se chamavam quirópodos. Os profissionais desta área já foram; Andarilhos calistas, raspadores curadores, operadores de calos, calistas, enfermeiras pedicuras. Nos dias de hoje somos Podológos.
No séc. XIX, chega à América do Sul, na cidade de Montevidéu (Uruguai), o primeiro pedicuro Francês Puyamerou, seguido pelo italiano Digiuli e pelo espanhol Carmona.
No Brasil, por não existirem documentos suficientes sobre a área, as pesquisas são baseadas em informações dadas por profissionais que continuaram exercendo a mesma profissão de seus pais e avós. Em arquivos da ABP - Associação Brasileira de Podólogos encontra-se anúncio o jornal "O Estado de São Paulo", do dia 21 de setembro de 1890, anunciando 'Luiz Keller, operador de calos, unhas encravadas e deformadas. Rua de S. Bento, 59, interior, nº 1, onde acaba de abrir um modesto gabinete para o exercício de sua profissão, sendo encontrado das 11 horas da manhã às 4 da tarde'.
Em 1930, a profissão começa a surgir dentro da legalidade no Governo Provisório de Getúlio Vargas, quando foi criada a Carteira Profissional do Trabalho, como para ser reconhecida era necessário que existisse mais de um