História da Micropigmentação
O termo anteriormente usado era MAQUIAGEM DEFINITIVA, com o tempo e a evolução da ciência a favor dessa arte, os pigmentos foram diminuídos em micro partículas possibilitando mudar a nomenclatura para MICROPIGMENTAÇÃO. Os estudos avançaram e passamos a entender melhor de implantação de pigmentos, descobriu-se que o pigmento é implantado na derme oque faz com que muitos usem o termo DERMOPIGMENTAÇÃO.
PORTANTO TANTO MICROPIGMENTAÇÃO COMO DERMOPIGMENTAÇÃO SÃO PRONUNCIAS CORRETAS. O objetivo da Micropigmentação é colorir a epiderme, a partir do recurso de pigmentos de natureza vegetal, mineral ou orgânica. A pessoa que irá realizar o processo de Micropigmentação deve ter em atenção o seu tipo de pele e a sua idade, bem como a certeza de que a mesma pode ser retirada com um produto específico.
A Micropigmentação oferece a possibilidade de o trabalho não ser eterno, isto é não durar a vida inteira. Por esse fato, a Micropigmentação é também conhecida por maquiagem semi-permanente.
A PELE
A pele é o maior órgão do corpo humano, impermeável, flexível e elástica, é responsável por todo revestimento externo. É formada por três camadas definidas que são; epiderme, derme e hipoderme.
1-CAMADA: EPIDERME, camada que protege a pele das agressões externas.Expessura entre 1 e 1,5mm,dependendo da região do corpo. Depois de uma agressão por procedimentos de micropigmentação necessita de 30 dias para que possa se reconstituir. Os lábios necessitam de um período maior, 60 dias para que não haja má cicatrização.
2-CAMADA: DERME,tecido fibroso,com espessura entre 1 a 2mm,dependendo da região do corpo.Nela encontram-se as fibras,as glândulas,os vasos sanguíneos e linfáticos,unhas e pelos.
3-CAMADA: HIPODERME,camada abaixo do tecido subcutâneo.É um tecido adiposo,de sustentação.É a camada mais grossa e varia de 0,5 a