história da Igreja
Aluno: Israel Gomes
Trabalho IFC
HISTORIA DA IGREJA 1) Qual a importância de estudarmos a historia da igreja? Como bem sabemos historia é uma narração metódica de fatos notáveis ocorrido na vida de um povo, ou da humanidade em geral; ou até de uma vida em particular. “A palavra história vem da palavra grega “historia”, que é derivada do verbo grego “historeo”, usada pelos gregos da Ásia e significa, originalmente,” aprender pela pesquisa ou investigação”. Por isso a importância de estudarmos a historia da igreja, pois ela nos mostra o Espírito Santo em ação, através da igreja, durante os séculos de sua existência. Constatamos o impacto que os ensinos do Nome de Jesus Cristo e seus princípios causaram na humanidade ao longo do tempo; aprendemos com os erros e acertos cometidos no passado da igreja; bem como além do valor cultural, a historia da igreja oferece base para nos alertar sobre os perigos das seitas e heresias que se originaram ao longo da historia. Ficando confirmada que nossa fé está envolvida em fatos históricos e não em filosofias vãs. 2) A história da Igreja pode ser dividida didaticamente em sete período. Descreva-os com datas e o nome de cada período.
Dentro desses fatos históricos podemos constatar ao longo deste período que a historia da igreja dividiram-se em sete períodos, a saber:
a). Igreja Apostólica ou Primitiva- Do Pentecostes até o ano 100 (morte do apostolo João). Período da Igreja Apostólica, cuja mensagem a Éfeso marca o fim da era apostólica. Ap 2.1-7
b). Igreja Perseguida – Do ano 100 até 313 (Edito de Constantino). Mensagem a Esmirna, a qual retrata a igreja sob perseguição. Apocalipse 2.8-11
c). Igreja Imperial – De 313 – 476 (até a tribulação). Mensagem a Pérgamo, retratando a igreja acomodada no mundo. Apocalipse 2.12-17.
d). Igreja Papal – Medieval – De 476 – 1453 (até a tribulação).