HISTORIA DA IGREJA
BACHAREL EM TEOLÓGIA E HABILITAÇÃO EM HISTÓRIA
ANA CRISTINA DA SILVA COSTA
HISTÓRIA DA IGREJA
CAUCAIA – CEARÁ
2013
ANA CRISTINA DA SILVA COSTA
TRABALHO SOBRE OS PAIS DA IGREJA, O PAPADO, OS DOGMAS E O FEUDALISMO
Trabalho exigido pelo professor de História da Igreja para obtenção de nota de avaliação do curso de Bacharel em Teologia do Instituto de Ensino Superior Teológico Cristão – IESTEC.
Orientador: Profº Mauro Silva.
CAUCAIA – CEARÁ
2013
INTRODUÇÃO
Muitas doutrinas cristãs diferenciadas entre si surgiram desde as primitivas comunidades cristãs. A origem destas comunidades deu-se em plena expansão do Império Romano. Como o Imperador romano era também a figura religiosa máxima do Império, quaisquer seitas eram prejudiciais ao seu poder absoluto. Desta forma, as comunidades cristãs deste período foram perseguidas. No entanto, mais tarde, o Império Romano adotaria as crenças cristãs como sua religião oficial, ocorrendo assim à fundação da Igreja de Roma. A partir desta, originaram-se as diversas doutrinas cristãs e a história da igreja.
A história da Igreja primitiva oferece curiosos pontos de contato com o movimento operário moderno. Como este, o cristianismo era, na origem, o movimento dos oprimidos: apareceu primeiro como a religião dos escravos e dos libertos, dos pobres e dos homens privados de direitos, dos povos subjugados ou dispersos por Roma. Os dois, o cristianismo como o socialismo operário, pregam uma libertação próxima da servidão e da miséria; o cristianismo transpõe essa libertação para o Além, numa vida depois da morte, no céu; o socialismo coloca-a no mundo, numa transformação da sociedade. Os dois são perseguidos e encurralados, os seus aderentes são proscritos e submetidos a leis de exceção, uns como inimigos do gênero humano, os outros como inimigos do governo, da religião, da família, da ordem