Resumo HIST RIA DA IGREJA
- IGREJA – do grego Eclésia = Assembléia = chamados para fora.
- INÍCIO DA IGREJA – começou com o chamado dos 12 Apóstolos (Mc 3:13-14) e foi inaugurada com o Batismo com o Espírito Santo (Atos 2:1-2).
- PLENITUDE DOS TEMPOS (Gl 4:4) – É o conjunto de circunstâncias favoráveis que possibilitam a rápida expansão da igreja. Se deu graças a influência de três povos: - JUDEUS: Prepararam o BERÇO DO CRISTIANISMO - ROMANOS: Estabeleceram a PAX ROMANA (unificação territorial) - GREGOS: difundiram o GREGO KOINÉ (linguagem popular)
* Deus preparou o mundo para receber a sua igreja.
- O PERÍODO DA ERA APOSTÓLICA – CRESCIMENTO E EXPANSÃO DA IGREJA
- GRANDE COMISSÃO: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” Marcos 16:15.
- Atos 2:14 - Os discípulos pregavam em Jerusálem e somente para os judeus.
- Atos 11:19 - Os Apóstolos começaram a sofrer perseguição pelos próprios judeus. Quando a igreja começou a ser perseguida, eles tiveram que se espalhar por todos os lugares, e pregavam o Evangelho, porém apenas para judeus. (1º Mártir – Estevão). - Atos 11:20 – A Palavra começa a ser pregada aos de fora. (Cornélio).
- Atos 11:26 – Os convertidos que eram chamados de discípulos, passam a ser chamados de CRISTÃOS (pequenos Cristos). (Primeiros Missionários - Paulo e Barnabé).
- Fatores de maior impacto no crescimento da igreja:
Plenitude dos tempos, Poder do Espírito Santo, amor a Jesus, o modo de vida dos cristãos impactava os gentios (testemunho).
- CARACTERÍSTICAS DA IGREJA PRIMITIVA:
- Duas ordenanças deixadas por Jesus: Batismo e Ceia
- Primeiros anos reuniam-se no Templo (judeu) e nas casas
- Reuniam-se principalmente antes do nascer do sol, pois grande parte da igreja era formada por escravos e trabalhadores comuns. (catacumbas).
- Com a perseguição dos judeus, o Templo judeu foi proibido aos cristãos,