Hist ria da Igreja
A Igreja de Jesus Cristo não nasceu de improviso ou por uma iniciativa repentina Dele próprio. Ela foi preparada desde o início do mundo. Deus não quis salvar os homens individualmente, mas reuni-los numa comunidade e formar um povo que O conhecesse na verdade e O servisse em santidade.
Antes de retornar ao Pai, Jesus deu ordens aos seus discípulos de divulgarem seus ensinamentos: Toda a autoridade sobre o Céu e a Terra me foi entregue. Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem meus discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudoo que vos ordenei. Eis que eu estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”,Mt 28,19-20.
A vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes, marcou o início da Igreja. Os Apóstolos depois de receberem a força do Espírito, saíram pelo mundo, anunciando o Evangelho e formando Comunidades. Os que creram se constituíam em Igreja: “Aqueles, pois, que acolheram a sua Palavra, fizeram-se batizar. Eacrescentaram-se a eles, naquele dia, cerca de três mil pessoas”,Atos 2,41.
O termo “Igreja” vem do grego “ekkíesia”, que significa reunião ou assembléia de pessoas. A Igreja é, portanto, o conjunto de pessoas que professam a mesma fé em Jesus Cristo, sob a guia dos legítimos sucessores dos Apóstolos, ou seja, os Bispos juntamente com o Papa, legítimo sucessor de Pedro, líder do grupo dos Apóstolos, Mt 16,16-20.
A Igreja acontece dentro da história humana, cumprindo a missão de continuar a salvação iniciada por Jesus.
Os primeiros séculos são o período de auto-afirmação da Igreja, que pode ser dividido em dois momentos:
1. A Igreja primitiva, período dos Apóstolos, vai do ano 30 ao ano 100, aproximadamente, marcado também pela composição dos livros que constituem o Novo Testamento;
2. O tempo dos Padres, que sucederam os Apóstolos na condução do Povo de Deus e definiram, com mais clareza, a doutrina cristã. Eles viveram tanto na época das perseguições,