A historia da igreja
A História da Igreja é a história da sua missão. A igreja nasce, não quando o Senhor chama os pecadores, mas sim quando o Senhor os chama os pecadores, mas sim quando o Senhor os chama para torná-los pescadores de homens.
A História da Igreja tem sido sempre, desde a era apostólica, até o presente, a história da graça divina em meio aos erros dos homens. Esta história confirma Cristo como a inabalável pedra e insubstituível fundamento do grande edifício espiritual, Sua Igreja Universal, formada por todos os santos, até a consumação dos séculos. Não podemos porém dissociar tal história dos acontecimentos políticos, econômicos e sociais que acompanham a história da humanidade, bem como do impacto da Igreja como entidade, na sociedade mundial.
A história da igreja, portanto, é o relato da origem, do progresso e do impacto do cristianismo sobre a sociedade humana, baseada em dados organizados; e pelo método científico, a partir de fontes arqueológicas, documentais ou vivas. Ela é a história da redenção do homem e da Terra. Para sua melhor compreensão e assimilação, dividiremos este estudo em períodos que vão desde a fundação da Igreja Primitiva até a chegada e estabelecimento da Igreja Reformada no Brasil.
As contribuições para o avanço do cristianismo
A) A contribuição política dos Romanos:
Este povo seguidor da idolatria, dos cultos de mistérios e do culto ao imperador, foi usado por Deus para cumprir sua vontade, e contribuir para o cristianismo.
1º) Os romanos, como nenhum povo anterior a ele, desenvolveram um sentido da unidade da espécie humana sob uma lei universal. Nenhum outro império tinha conseguido uma unidade política anteriormente. A lei romana, com sua ênfase sobre a dignidade do indivíduo, o direito a cidadania e justiça; além de sua tendência de agrupar homens de raças diferentes numa só organização política, antecipou um evangelho que