Historia da igreja
Ao se deparar com os processos canônicos, há de entender o tamanho que a Igreja tomou as necessidades da época que o mundo estava vivendo e necessariamente entender o que é Igreja, qual foi o seu papel nas sociedades em que ela estava presente, o que ela fez ou qual o papel dela, quando estas sociedades entravam em conflitos com ela mesma ou com outras sociedades.
Portanto, quando se fala em Igreja, uma das primeiras coisas que deve ser lembrado é que a ela é chamada de “Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo”, então ao estudar a história da Igreja é preciso primeiro entender o que precedeu Jesus Cristo, sejam no campo político, religioso e histórico.
Diante disso, ao se falar da “Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo”, é preciso entender a origem ou as origens, as raízes familiares, social, cultural, política e regiliosa de Jesus.
Para chegar a este entendimento é necessário realizar um mergulho no passado, e buscar na pré-história e, para sermos mais exato, em alguns textos das sagradas escrituras ao que se possa fundamentar e entender o contexto que trouxe Jesus a tornar-se um marco na história mundial.
Vamos partir este estudo voltando naquilo que as sagradas escrituras chamam de “jardim do Éden”, onde após Adão e Eva terem comentido o pecado da desobediência, podemos perceber que daquele momento há uma intenção divina em resgatar novamente o homem para junto de si.
Vemos esta mesma intenção em Noé, que logo após o dilúvio faz a seguinte promessa:
“E eu convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda carne pelas águas do dilúvio e que não haverá mais dilúvio para destruir a terra.” 1
Seguindo os relatos das sagradas escrituras, encontramos então o personagem Abrão, que depois veio a chamar-se Abraão, que em uma tradução quer dizer “Pai de uma Grande Nação”.
Abrindo aqui um parêntese nesta parte da história, vemos que a mulher de Abraão, que neste momento chamava-se Sarai que depois veio a ser chamada de Sara. Ela era