História da Enfermagem
INTRODUÇÃO 4
1. A ENFERMAGEM NO BRASIL 5
1.1 A HISTÓRIA DE ENFERMAGEM NO BRASIL 5
1.2 A PRIMEIRA ESCOLA DE ENFERMAGEM 8
1.3 O ENSINO DA ESCOLA PROFISSIONAL DE ENFERMEIROS E ENFERMEIRAS 11
1.4 O CURSO DE ENFERMAGEM NA UESC................................................ 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................23
INTRODUÇÃO
O curso de Enfermagem, como se encontra atualmente, estabelecido em diversas Universidades, e a ação dos profissionais em sua área, faz parte do resultado de uma grande conquista. No inicio do seu desenvolvimento no Brasil, foi criada com a intenção de suprir as necessidades da sociedade que enfrentava sérios problemas. A partir do seu desenvolvimento surgiram várias modificações que compreende a grade curricular, as disciplinas, dentre outros.
A pesquisa tem como principal objetivo aprofundar-se e abordar temas específicos como os aspectos históricos e modernos da Enfermagem no Brasil, desde o seu nascimento até os dias de hoje, a história de Ana Nery, que foi a precursora que de fato ajudou para que essa profissão crescesse tanto no Brasil, tomando essa enorme proporção. Assim como o motivo pelo qual, quando e para que foi criada a primeira Escola de Enfermagem no Brasil e quais as consequências trouxeram para os dias de hoje. Iremos aprender mais afundo sobre a Enfermagem na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e saberemos como é de fato, o ensino de enfermeiros e enfermeiras.
É de suma importância, a compreensão deste desenvolvimento histórico da Enfermagem e da sua atuação, pois só assim pode-se ter um entendimento de como o Brasil conseguiu alcançar esse sistema de saúde especializado encontrado nos dias atuais.
1. A ENFERMAGEM NO BRASIL
1.1. HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NO BRASIL
A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira se inicia no período colonial e vai até o final do