História da Enfermagem
1-Como e quando surgiram as escolas específicas para o ensino de curar e como se desenvolveram?
As práticas de saúde mágico-sacerdotais, abordavam a relação mística entre práticas religiosas primitivas desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos. Este período corresponde à fase de empirismo, ocorre por volta do século V a.c. Posteriormente desenvolveram-se as escolas específicas para o ensino da arte de curar. 2-Como foram as praticas de saúde no período pós-monástico?
As práticas de saúde pós monástico evidenciam a evolução das ações de saúde e, em especial do exercício da Enfermagem no contexto dos movimentos Renascentistas e da Reforma Protestante.
3) Como e quando ocorreu a crise do ensino de enfermagem no século XVI?
Sob exploração deliberada, considerada um serviço doméstico, pela queda dos padrões morais que a sustentava, a prática de enfermagem tornou-se indigna e sem atrativos para as mulheres de casta social elevada. Esta fase tempestuosa, que significou uma grave crise para a enfermagem, permaneceu por muito tempo e apenas no limiar da revolução capitalista é que alguns movimentos reformadores, que partiram, principalmente, de iniciativas religiosas e sócias, tentam melhorar as condições do pessoal a serviço dos hospitais.
4-Como foi o desenvolvimento da enfermagem moderna?
O avanço da Medicina vem favorecer a reorganização dos hospitais. É na reorganização da Instituição Hospitalar e no posicionamento do médico como principal responsável por esta reordenação, que vamos encontrar as raízes do processo de disciplina e seus reflexos na Enfermagem, ao ressurgir da fase sombria em que esteve submersa até então
5-Quem Florence Nightingale?
Nascida em 12 de maio de 1.820, em Florença, Itália era filha de ingleses. Possuía inteligência incomum, tenacidade de propósitos, determinação e perseverança o que lhe permitia dialogar com os políticos e oficiais do Exército fazendo prevalecer suas ideias. Dominava com