Relativismo
Conceito de Cultura:
É o conjunto dos comportamentos, saberes e saber-fazer, características de um grupo humano ou de uma sociedade, sendo essas atividades adquiridas através de um processo de aprendizagem e transmitidas ao conjunto de membros. Ela existe mediante a nossa existência, ela é compartilhada. Ela tem que ser ensinada, pois não nascemos sabendo, nós aprendemos a falar andar etc.. .Aprendemos como nos comportar e é através dele que nos transformamos o que nos é dado pela natureza, tanto no sentido do trabalho, que é uma forma material de transformação da natureza, como em termos de atribuição de significados.
A cultura ela não é estática, ela está sempre em mudanças, acontece que existem mudanças culturais mais fáceis de serem visualizados, outros requerem cuidados.
A cultura não se refere ao individuo ou pessoa e sim a um grupo ou sociedade, todo ser humano é um ser cultural, agente já nasce apto a viver em qualquer cultura.
Etnocentrismo:
Consiste em uma postura na qual tornamos nossa sociedade e nossa cultura, nossos valores culturais diferentes da nossa.
É a dificuldade de pensar e de ver o mundo com outros olhos. O etnocentrismo traz dificuldades metodológicas e problemas políticos.
Em outros termos metodológicos, essa dificuldade vem através de hábitos culturais, que são desenvolvidos desde pequenos, através da forma em que fomos criados, educados e socializados. Tornando-se assim as nossas convicções superiores a das outras. Pra isso é necessário reconhecermos as dificuldades que temos em entender outras culturas e procurar conhecer aquilo que para nós é estranho, e que em termos políticos ela nos trás ideais de meio e raça, nos levando a pensar politicamente sobre determinado ponto de vista.