folder
Os alimentos ricos em vitamina B12 são especialmente de origem animal como peixes, carnes, ovos, queijo e leite. Também está presente nos alimentos enriquecidos industrialmente e como suplemento injetável. A vitamina B12 serve para manter as células vermelhas do sangue saudáveis atuando na prevenção e no combate da anemia.
Alimentos enriquecidos em vitamina B12
Os alimentos enriquecidos em vitamina B12 devem fornecer em 100 g do produto pronto para o consumo, no mínimo 15 a 30% da ingestão diária recomendável. Assim em 100g de um alimento enriquecido em vitamina B12 existem 0,36 a 0,72 mcg de vitamina B12.
Os alimentos enriquecidos com vitamina B12 podem ser: cereais matinais; produtos à base de soja, geralmente usados como alternativas do leite;
Formulas infantis não lácteas à base de proteína de soja para lactentes e de seguimento; cereais para alimentação infantil; achocolatados em pó; creme de amendoim.
Os alimentos enriquecidos em vitamina B12 são especialmente aconselhados para vegetarianos porque não consomem produtos de origem animal que são as fontes alimentares de vitamina B12.
Deficiência da vitamina B12
A deficiência da vitamina B12 é rara porque se deve geralmente a uma dieta deficiente nesta vitamina e as recomendações de ingestão diária de vitamina B12, que são 2,4 mcg, se atingem facilmente ingerindo uma posta de salmão de 100g e são largamente ultrapassadas por 100g de fígado de boi. A carência da vitamina B12 é mais comum quando o paciente tem síndrome de má absorção, hipotiroidismo, baixa produção de ácido clorídrico pelo estômago e em pessoas com dietas estritamente vegetarianas.
Os níveis de vitamina B12 são avaliados num exame de sangue e se considera deficiência em vitamina B12 quando nesse exame os valores de vitamina B12 são inferiores a 150 pg/mL.
Os sintomas iniciais da falta de vitamina B12 podem ser: fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço; a falta de concentração;