HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
A atividade pratica supervisionada através de pesquisas em livros ( referência bibliográfica) sites, as quais geram, em debate, os seguintes textos: A História da Educação e da Pedagogia, procurando responder à questão: “ Somos feito de tempo?”, “Reforma protestante e da contrareforma católica”, buscando identificar o contexto da implantação da educação escolar no Brasil. As principais informações a respeito das mais significativas escolas fundadas no Brasil colonial, império e republicano. Dado da escola pesquisada em campo. A pesquisa em campo foi desenvolvida por meio de observação do dia a dia escolar e da identificação da estrutura física creche CMEI Irmã Evanete dos Santos, através da analise de documentos, entrevistas com a direção e coordenação, durante o período compreendido entre os dias 10/03/2014 11/03/2014, nas dependências da creche, situada à Rua Monte Negro, 480, Naviraí-MS.
Somos feitos de tempo?
A história da educação é parte da história da cultura, já que homem é em sua construção um ser histórico, ele acompanha as mudanças a medida que encara os problemas de ordem social e pessoal. Podemos dizer que historicamente o homem vem se transformando, as ações do homem hoje será história amanhã, todos temos um passado com o qual aprendemos e renovamos o futuro, assim história vai se formando de geração em geração. Para compreendermos a história da educação,é essencial situá-la na história geral.
Segundo Reisewitz – onde há ser humano há cultura, onde quer que o ser humano toque, o que quer que faça está a modificar a realidade e a si próprio e, assim que interfere no mundo natural ou dele participa, está a criar um mundo cultural.
Portanto, a partir do momento que o homem tem uma cultura, parte-se do principio que somos feitos de tempo, pois carregamos histórias do passado, nossa cultura é passada para outras gerações, e cada seguimento social tem