fosforo como nutriente
O P também é considerado um grande poluente de cursos de água, especialmente as águas superficiais, já que pouco ocorre percolação deste elemento. O excesso de P causa a eutrofização que é o enriquecimento excessivo da água, sendo assim os nutrientes estimulam o crescimento de algas e plantas, que prejudicam a utilização da água, o crescimento excessivo de algas pode consumir o oxigênio e causar mortandade de peixes. A legislação brasileira não considera o P como um poluente, porém diversos estudos demonstram este potencial. O intuito desta revisão foi apresentar aspectos básicos da dinâmica do P no solo, seu uso como nutriente e seu potencial como poluente.
Ciclo do Fósforo
O fósforo é um elemento químico pertencente ao grupo 15 (ou 5A), não metal, extremamente reativo e, por isso, não é encontrado em seu estado ativo. O fósforo está entre os principais elementos químicos que constituem os seres vivos, seus átomos fazem parte, por exemplo, da composição de ossos e dentes e de importantes moléculas, tais como as de ATP, DNA, RNA e enzimas.
De todos os ciclos biogeoquímicos, o ciclo do fósforo está entre os mais simples, primeiro porque são raros os gases que possuem fósforo em suas moléculas; depois porque o único composto de fato importante aos seres vivos é o íonfosfato PO43-. Trata-se, portanto, de um ciclo caracteristicamente sedimentar e não atmosférico, como os ciclos do nitrogênio, carbono e oxigênio, por exemplo.
O principal reservatório do íon fosfato na natureza são as rochas, onde permanece por um