Seminario sobre eutrofizaçao
RESUMO
O crescimento desordenado da população, principalmente nos grandes centros urbanos, resulta na elevada produção de esgoto, onde a maior parte acaba sendo lançada diretamente nos cursos de água ou pelo solo, contribuindo desta forma para a poluição de cursos d’água. Um dos problemas correlatos diz respeito a eutrofização das águas de ambientes lênticos e sensíveis, como é o caso de muitos estuários da costa brasileira, onde geralmente são lançados os esgotos sanitários.
Lenticos = agua parada
Na busca de alternativas adequadas para a proteção da qualidade da água em meio urbano é essencial o controle da eutrofização desses ambientes. Sob essa ótica, destacase a remoção dos nutrientes (N e P) presentes nos esgotos domésticos urbanos utilizando-se reatores que operam em ciclos alternados aeróbio/anóxicos, tal como o reator operado em bateladas seqüenciais (RBS). Uma de suas variantes é o reator com grânulos aeróbios (RBSG), cujos mecanismos de tratamento estão sendo pesquisados por diferentes grupos em todo o mundo.
INTRODUÇÃO
O processo de urbanização desenfreada e a concentração da população nos grandes centros urbanos têm gerado pressões sobre o meio ambiente, resultando na poluição das águas superficiais e subterrâneas, causando alterações na qualidade ambiental dos ecossistemas receptores dos despejos.
O Brasil apresenta em seu território a principal reserva de água doce da América do Sul, o Aqüífero Guarani, além das principais bacias hidrográficas do mundo. O uso racional e a conservação das águas, principalmente nos grandes centros urbanos, onde são elevadas as cargas de poluentes geradas diariamente, tornam necessários os sistemas de tratamentos, controles e monitoramento dos poluentes gerados.
A maioria das estações de tratamento de água para consumo público capta água em rios ou outras fontes superficiais, desta forma, o tratamento do esgoto doméstico é uma condição fundamental para garantir um