O direito no brasil no seculo xx.
O DIREITO
NO BRASIL
NO SECULO XX
Aluno: Rômulo João Leal Paz Turma: DIREITO – 1B
O Direito no Brasil no seculo XX.
O direito consiste no símbolo visível da solidariedade social, onde, em termos práticos, constitui-se como conjunto de regras de sanções organizadas.
No século XX surgiu a expressão Uso de direito alternativo, que visava aproximar a justiça dos excluídos. Convém por último ressaltar que a cultura jurídica brasileira, desde os primórdios, é alvo de muitas influências e isso conseqüentemente reflete na sociedade atual. Afirmado que o direito é constituido de principos e normas juridicas, ele e uma ciência Social de cunho normativo cujas regras de conduta são coercitivamente impostas à coletividade social com vistas a estabilidade politica e a segurança social da sociedade. Tal fato não implica, em termos históricos e sociologicos, na identificação mecânica de direito como monopólio estatal da solução juridica dos litigios havidos no seio da sociedade.
A palavra direito possui mais de um significado correlato:
Direito odjetivo e o sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais. Quando os leigos se referem "o direito proíbe". Neste sentido, equivale ao conceito de ordem jurídica. Este significado da palavra pode ter outras ramificações como o direito português que o sistema ou conjunto de normas jurídicas de um determinado país ou jurisdição. O penal ou direito da famila que e o conjunto de normas jurídicas de um determinado ramo do direito. Direitos subjetivos e a faculdade concedida a uma pessoa para mover a ordem jurídica a favor de seus interesses. Isso quando os leigos dizem "eu tenho o direito de falar o que eu quiser" ou "ele tinha direito àquelas terras".Ciência do direito e o ramo das ciências sociais que estuda o sistema de normas que regulam as relações sociais. Os leigos se referem quando dizem "eu preciso estudar