História da educação e da pedagogia
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, Viamão - RS
Profª EAD Camila Baltrão
Porto Alegre, 24 de abril de 2014.
Sumário
INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa abordará o seguinte tema: A memória da educação escolar no Brasil contemporâneo enquanto prática política, social e pedagógica. Para que possamos compreender de que modo se construiu a educação escolar no Brasil, é necessário que abordemos a história geral da educação e da pedagogia. Com o objetivo de informar, contextualizar e refletir sobre as influências políticas, históricas, sociais, econômicas e culturais que levaram a criação da mesma, passando por todas as suas fases e alterações além de registros sobre a instituição de ensino: Escola Estadual de Ensino Fundamental Érico Veríssimo. Visando ainda responder ao seguinte questionamento: Somos feitos de tempo?
1.0 A Preservação da memoria histórica.
A partir da necessidade do homem em perceber a sua realidade, formar sua identidade humana de acordo com o que vive e reconstruir o seu passado, temos história. Associada a cronologia, a história pode ser entendida como a unificação do tempo e espaço, faz-se história ao narrar nossa identidade, nossos acontecimentos, não a considerando uma verdade absoluta e sim uma construção de quem a conta, sendo assim, uma ciência modificável.
Podendo ser dividida em três tempos: físico (passado, presente e futuro, tempo natural), filosófico (desenvolvimento e tempo da vida sempre mortal, questionar o que aconteceu antes e o que vem depois, consciência) e histórico (faz uma reflexão sobre o tempo, não sendo considerada uma lembrança, pensar sobre o que aconteceu e realizar ações a partir disto, é considerado o tempo entre físico e filosófico).
Com fortes influências políticas, econômicas e sociais, a educação não deve ser restringida, tendo regras especificas, é