História da educação no Brasil
LICENCIATURA EM FÍSICA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: DORA GADELHA
Handalo Felix de Souza Campos
FORTALEZA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..........................................................................................3
QUESTÕES.................................................................................................4
CONCLUSÃO.............................................................................................10
INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo falar sobre as mudanças ocorridas na educação a níveis federal e estadual, sintetizando assim a história e o crescimento da educação em nosso país. Este é o trabalho de conclusão da disciplina de História da educação, ministrado pela professora Dora Gadelha na licenciatura em física.
1º Sintetize a participação dos jesuítas na educação do Brasil no período colonial.
A cultura medieval européia transmitidas pelos jesuítas correspondia exatamente as exigências necessárias para a comunidade que surgia, já que a população brasileira na era colonial se baseava na mão de obra escrava, não se precisava de pessoas letradas, nem de muitos pra governar e sim de uma massa submissa e iletrada. A educação dos jesuítas era espiritual, pois se acreditava ser nula.
O principal objetivo da educação jesuíta era a conversão popular indígena ao catolicismos e sua passividade para com os senhores brancos. Porém, tendo em vista lucros financeiros e a formação de sacerdotes, a educação jesuíta passou a ser direcionada para a elite.
Esse tipo de educação, sobreviveu por todo período colônia, imperial e republicano sem sofrer alterações estruturais, por que reforçava o sistema sócio- político e econômico da época, pois até mesmo para medir a posição social de um individuo da