HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Instituto Superior de Educação - ISEDI
CURSO: Educação Física
SÉRIE: 1ª
DISCIPLINA: História da Educação Física
Prof. Jeziel / 2013
Texto 4 -Fontes históricas.
O estudo do passado não pode ser feito diretamente, mas de forma mediada através dos vestígios da atividade humana, a que é dado o nome de fontes históricas.Também se utilizam termos como documentos, testemunhos, vestígios ou monumentos.
As fontes podem ser classificadas segundo vários pontos de vista, mas no momento iremos referir apenas: as fontes materiais, as escritas, as iconográficas e as orais.
As fontes materiais ou documentos figurados, constituem os vestígios materiais da atividade humana e que incluem as fontes arqueológicas em geral, os instrumentos de trabalho, os monumentos, as moedas, entre outras. Algumas ciências auxiliares da história são dedicadas a este tipo de fontes, como a Arqueologia, a Numismática e a Sigilografia.
As fontes escritas são geralmente as de utilização mais geral e distinguem-se entre si pelo suporte e técnica utilizados na escrita. No estudo das épocas, Moderna e Contemporânea, as fontes escritas utilizadas são normalmente classificadas em manuscritas (uma carta, uma receita) e impressas (uma livro, um boletim de ocorrência, um periódico). Das fontes escritas se ocupam ciências auxiliares como a Paleografia, a Filologia, a Epigrafia, a Papirologia, a Diplomática.
As fontes iconográficas são as que representam imagens (uma gravura, uma fotografia, um filme).
As fontes orais incluem toda a informação e tradição que é conservada na memória dos indivíduos e transmitida oralmente de uns para outros. Estas fontes são particularmente importantes no estudo da história dos povos primitivos.
Com base no exposto, podemos ter uma gama muito grande de fontes históricas, e que cada uma, de seu modo, contribui para melhor esclarecimento dos eventos, que acontecendo no passado, e ainda hoje, influenciam no