História da Cultura (Carnaval)
PESQUISA SOBRE CULTURA AFRO-BRASILEIRA
CARNAVAL
Baile Carnaval 1915 Carnaval 2012 – Sambódromo
Seu nome: Carnaval (A palavra tem origem na expressão latina carnis laxatio, cujo significado é “abandono da carne”).
Suas Origens: (Carnaval de Veneza)
Suas origens vem do até hoje celebrado Carnaval de Veneza e remontam ao governo do doge Vitale Faleir (1084 – 1096), que o instituiu oficialmente através de um decreto datado de 1094. Originalmente, o vocábulo teria sido associado a um comportamento casto dos penitentes, no início da Quaresma, como uma espécie de purificação antes dos ritos pascais.
Para celebrar o carnaval em plena liberdade, os venezianos usavam túnicas e vestes que os protegiam dos olhares curiosos e lhes permitiam cometer todo tipo de excesso. A máscara protegia os rostos e eliminava as diferenças entre sexos e classes sociais. A festa era completada pela presença de saltimbancos, músicos, atores, operadores de marionetes, comediantes, adestradores de animais, que se misturavam pela cidade.
O Carnaval no Brasil:
No Brasil com a chegada dos portugueses, nos foi inserida a cultura do entrudo, com brincadeiras maldosas, jogar água, ovos e farinha umas nas outras na rua.
O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa, em países como Itália e França.
Seu começo no Brasil:
Em 1885, surgiram os primeiros grandes clubes carnavalescos, época em que bailes de máscaras já eram tradicionais em alguns hotéis.
Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis surgiram nessa época, mas tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, assim como em 1907 quando o Corso foi a grande atração do carnaval do Rio de Janeiro com um belíssimo desfile