O Carnaval de Salvador, cultura inovada, modificada ou transformada?

912 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Uberlândia
Curso de Geografia O Carnaval de Salvador, cultura inovada, modificada ou transformada?

INTRODUÇÃO:

Neste texto será discutia a linha cronológica do Carnaval de Salvador. Desde a sua origem até os dias de hoje.
Será abordada as diferenças pelas quais tal festividade passou até chegar no Brasil e como as culturas e sociedade por onde o carnaval passou ajudou a moldá-lo no que é hoje.
O foco maior será destacar as diferenças ocorridas após a chegada em Salvador e como a própria população causou grandes desenvolvimentos devido aos preconceitos e costumes da época.
O texto abordará também a questão social e mercantil que foram aplicadas na festividade desde seus tempos de implantação e como continuam afetando até hoje.

DESENVOLVIMENTO:

Muitos não sabem, mas o Carnaval foi originado na Itália. Mas foi modificando-se com o passar pelas diversas culturas da Europa.
Na Itália, o Carnaval era uma festa aonde todas as classes se misturavam nas praças e se rendiam ao prazer da carne. Era celebrado antes da Quaresma, devido pedido da Igreja Católica, que na época ainda imperava na Europa.
Nos séculos XV e XVI festa chegou em Portugal e adquiriu o nome de Entrudo, que tomou um caminho violento e era visto como uma comemoração para o início da Quaresma. Nele a população atirava esferas de cera com águas mal-cheirosas no seu interior.
Foi o Entrudo que chegou no Brasil e trouxe consigo a violência. A Igreja Católica e jornais locais exigiam ação da polícia para controle dos atos cometidos por aqueles que “entudravam”. Mas isso não parou aqueles que se autodenominavam os “Caretas”, que usavam cobertas, folhas e abadas (roupas utilizadas pelos negros da época) para causar destruição nos dias de Entrudo.
Porém em 1853 a repressão aumentou e o Carnaval começou a aparecer novamente. Esse fora dividido entre o Carnaval de Salão, aonde comemoravam os brancos e mulatos de classe média, e o Carnaval de Rua,

Relacionados

  • Representações da cultura brasileira contemporânea em
    51724 palavras | 207 páginas
  • Os donos do poder
    324189 palavras | 1297 páginas
  • bmtmmfnf
    95656 palavras | 383 páginas