História da cenografia - criação de um cenário
Nos foi proposto, a utilização do Teatro Brasileiro de Comédia como palco da peça As Três Irmãs.
Decidimos utilizar do Terceiro ato em específico pois expressa de uma maneira mais clara tudo que gostariamos de passar do cenário.
Mesclamos poucos elementos de cena com um cenário secundário que fica atras do palco e tras consigo um jogo de luzes e intrigante.
Dentro do quarto utilizamos um chão feito de madeira, e móveis que imitam madeira de uma maneira que transforme o ambiente o mais rústico e escuro possível parar trazer um um ar de monotonia dentro do cenário entrando em contraste com o exterior colorido e vibrante.
Tentamos criar um contraste entre frio e quente, triste e alegre no cenário, para demonstrar a saudade de uma epoca antiga em uma cidade grande, comparado com a nova vida em uma cidade pacata e pequena. E para destacar essa transição de passado/presente utilizamos de uma janela enorme e bem fora de escala para os padrões reais, criando assim uma espécie de portal onde as personagens podem apenas olhar o passado e "lamentar" o presente.
Utilizamos materiais que imitam madeira e uma parede vermelha, para mostrar uma casa bem clássica e rústica dos anos 1900, e contrastamos com um segundo cenário contemplativo que fica atrás da janela com um estilo expressionista e cores vibrantes que mostram o quanto o passado ainda era presente na vida das personagens. Utilizamos do ambiente escuro, para demonstrar uma vida triste e saudosa, com algumas amarguras e uma esperança de que ainda exista uma saída (a janela) para uma vida que as personagens tanto gostavam. Por isso do cenário contemplativo ser tão colorido e vivo, para que o espectador entenda o real propósito das personagens ao contemplar aquele cenário expressionista
Olhando para a parte técinica e materiais usados, pensamos em imitar um papel de parede avermelhado com uma mistura de vermelho e preto na tinta, aplicamos com um rolinho e deixamos secar ao